terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

AGENDA "CRIANDO CASOS" INSCRITO NA LETRA - ASSOCIAÇÃO DE PSICANÁLISE

CRIANDO CASOS

Um, dentre outros que de outra feita ocuparão o mesmo lugar, decide, por seu desejo e exclusivamente por ele, relatar um caso clínico que o põe à trabalho, para um grupo que não excederá nunca o número de dez mais um. Ao grupo fica a responsabilidade do silêncio – inclusive de escrita. Ao mais um a de instigar e coordenar e, ao falante, nada além de dizer daquilo que trata, tão limpo quanto possível de qualquer tomada teórica que escamoteie a verdade que por sua boca se faz dizer.
Isso, num primeiro momento, que por ser assim, elenca um segundo onde as posições se invertem. Neste, aqueles que coseram suas bocas outrora, tomam a palavra e a utilizam para falar sobre o que escutaram deste, que agora, perde seu direito anterior ficando-lhe de resto a possibilidade de escutar, no mínimo, sua própria mensagem de forma invertida.
É assim, dessa forma simples e altamente profícua, que um caso se cria de acordo com esse dispositivo que põe a girar a ciranda da transferência de trabalho. Tanto para aquele que escolhe dizê-lo quanto para aqueles que decidem escutá-lo, produz-se teoria num só-depois da clínica propriamente dita, reavivando em ato a(s) experiência(s) inaugural(s) da psicanálise e deixando para a Academia o que é seu apanágio, inevitável.

Início: 20 de Março de 2010.
Freqüência: Quinzenal.
Horário: das 14:00 às 17:00.
Responsável: Gustavo Capobianco Volaco. (link)
Endereço: Edifício Golden Business, R. da Glória, 72, último andar.
Centro Cívico    Curitiba - Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário