segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Um olhar para o desejo



O que fazer quando a faculdade acaba?? Quando a rotina de ficar atrás dos livros, e, de certo modo, atrás dos professores muda para uma rotinha que nós temos que criar, onde nós vamos responder pelas nossas escolhas, acertos e erros??



Acredito não haver uma resposta concreta para estas questões, já que cada sujeito tem suas aspirações e anseios, mas acredito que aceitar as escolhas que fazemos e bancá-las, seria, porque não dizer, o mais necessário para o inicio da nossa formação como profissionais, isso, dentro de qualquer área. As escolhas são muitas, e é importante pensar no por que estamos escolhendo isso, e não aquilo (é por causa do Outro que se deu bem em determinada área, é porque eu realmente me apaixonei pelo assunto ou é apenas a escolha mais fácil, ou ainda, a oportunidade que apareceu). Seja qual for a escolha, acredito que se pensarmos nas possíveis conseqüências e no porque estamos escolhendo, bancar essa escolha depois fica mais fácil.



Por que bancar uma escolha é tão importante e como bancamos uma escolha?? Bancamos uma escolha, penso eu, quando damos vazão para o nosso desejo, quando a escolha é pelo viés do nosso desejo e não pelo viés do desejo do outro, mas saber separar o que é meu e o que é do outro é uma tarefa difícil. E talvez, seja esse emaranhado (entre o que é meu e o que é do outro) o responsável pela angústia, pelo medo que sentimos quando a faculdade acaba.



Não é fácil dar os primeiros passos (penso que engatinhar já é um bom começo), clarear nossas idéias, separar o joio do trigo e trilhar um caminho. Mas se voltarmos o olhar para nós mesmos e deixarmos o nosso desejo emergir, o caminho começa a ficar mais colorido e prazeroso. E se tratando então, da psicologia, o inicio da jornada torna-se um aprendizado constante, onde ser psicóloga (o), tornando perceptíveis as escolhas de cada sujeito, abre-nos um leque, e através deste, conseguimos visualizar a nós mesmos, vem daí então, o grande aprendizado e o caminho começa a ser trilhado.

Denise Noni

(Psicóloga Clínica)

Um comentário:

  1. Bonita reflexão, Denise.
    Muito sucesso na sua trilhada!
    Que quereres e desejos andem sempre de encontro.

    ResponderExcluir