sexta-feira, 18 de junho de 2010

MORRE AOS 87 ANOS O ESCRITOR PORTUGUÊS JOSÉ SARAMAGO

A PROFUNDIDADE SUBVERSIVA DE SUAS PALAVRAS:

"Os bons e os maus resultados dos nossos ditos e obras vão-se distribuindo, supõe-se que de uma maneira bastante uniforme e equilibrada, por todos os dias do futuro, incluindo aqueles, infindáveis, em que já cá não estaremos para poder comprová-lo, para congratularmo-nos ou para pedir perdão, aliás, há quem diga que é isto a imortalidade de que tanto se fala."

"Todos sabemos que cada dia que nasce é o primeiro para uns e será o último para outros e que, para a maioria, é so um dia mais"

"há coisas que nunca se poderão explicar por palavras"

"Há situações na vida em que já tanto nos dá perder por dez como perder por cem, o que queremos é conhecer rapidamente a última soma do desastre, para depois, se tal for possível não voltarmos a pensar mais no assunto"

"O espelho e os sonhos são coisas semelhantes, é como a imagem do homem diante de si próprio"

"Não sou um ateu total, todos os dias tento encontrar um sinal de Deus, mas infelizmente não o encontro."

"Dentro de nós há uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos"

"Tolerar a existência do outro e permitir que ele seja diferente, ainda é muito pouco. Quando se tolera, apenas se concede, e essa não é uma relação de igualdade, mas de superioridade de um sobre o outro"

"O certo e o errado são apenas modos diferentes de entender nossa relação com os outros"

"Tudo neste mundo tem uma resposta. O que leva é tempo para se formular as perguntas"

"A globalização é um totalitarismo. Totalitarismo que não precisa nem de camisas verdes, nem castanhas, nem suásticas. São os ricos que governam e os pobres vivem como podem"

2 comentários:

  1. Deve ser um poeta maravilhoso, mas eu sou bastante insensível a poesia. Prefiro sua prosa, ácida, pujante. Triste perda...

    A humanidade consegue parir filhos de grande excelência de tempos em tempos... assim era Saramago.

    ResponderExcluir