terça-feira, 12 de janeiro de 2010


Freud é público

Desde o dia 1o de janeiro de 2010 os textos de Freud se tornaram de domínio público. Isso quer dizer que os direitos de reprodução de sua obra estão liberados a todos, o que nos leva a uma possibilidade de ampliação, principalmente em meios virtuais, do acesso a sua obra. E ainda, as 15000 cartas escritas por ele que estão na Biblioteca do Congresso de Washington estarão disponíveis a reprodução. Hoje, apenas 3000 destas cartas foram publicadas e mais de 5000 delas foram perdidas. Ainda nos resta um grande universo inexplorado de sua produção privada, que como sabemos, sempre fala sobre a sua clínica e o movimento psicanalítico.
A outra boa notícia, é a possibilidade de termos em português uma nova tradução. Uma diferente da atual publicada pela editora Imago, traduzida da bela versão inglesa realizada por James Strachey, (que está sendo revista atualmente) mas que em português deixou muito a desejar. Um texto vindo diretamente do alemão nos ajudaria muito e tenho certeza no interesse das editoras em fazer uma versão deste modo, visto que há um grande público interessado num texto mais fiel ao pensamento do autor vienense.
Já há um projeto em andamento, com três volumes publicados e os seus textos reunidos por temas e não cronologicamente. O trabalho tem sido tão minucioso que recorre às edições em vários outros idiomas, o que tem tomado muito tempo entre a publicação de um volume e outro.
Talvez seja possível também fazer uma tradução apenas com um estudo sobre o alemão da época freudiana, trabalhando para restituir o sentido proposto por Freud em seu texto; e não  mais o da IPA e nem o de Jacques Lacan. Acredito termos linguistas, historiadores e psicanalistas competentes para tal empreitada. Afinal, Freud foi um homem que dedicou seus últimos 40 anos a clínica que criou com a descoberta do Inconsciente. Seu conhecimento revolucionou o que sabíamos sobre o humano e permanece uma importante referência na cultura ocidental. Freud é público, vejamos bem o que faremos com isso!

POR MARCIO VEGAS DO BLOG
O RECALQUE

Nenhum comentário:

Postar um comentário