terça-feira, 22 de dezembro de 2009

SOBRE O COLÓQUIO







VIII Colóquio e X Jornada de Cartéis da Delegação Paraná, realizados em 18 e 19/12/09.


            O investimento na Psicanálise de Orientação Lacaniana, nos aproximou no decorrer destes dois dias de intenso trabalho.
            Tendo a arte como a via de entrada, estampou-se por intermédio de cenas escolhidas, algumas coordenadas da nossa civilização, expondo a expressão da angústia e de semblantes, tratados pelo teatro.
            Um espetáculo antecipou a discussão “ Sobre Semblantes...”, tema que deu origem ao VIII Colóquio da Delegação Paraná, no qual foram apresentados quatro produções.
            Centrados numa categoria, a dos semblantes, os trabalhos do Colóquio trouxeram registros acerca de articulações entre simbólico e imaginário, em sua relação com o real, fazendo existir o que não existe. Nos meandros das construções, foram suscitadas as funções dos semblantes, bem como a relação da função do analista com os semblantes.
            Dando continuidade, a transmissão do AME Rômulo Ferreira da Silva, na primeira Conferência “ Os Semblantes na Clínica Psicanalítica”, evocou o ato analítico, ressaltando a direção rumo ao real, quando o analista ocupa o lugar de semblante.
            Em sua segunda Conferência, “ Uso dos semblantes: Psicose Ordinária”, destacou-se a passagem por Schreber, recaindo na clínica borromeana. De Freud a Lacan, Rômulo compartilhou questionamentos, investigações e apostas acerca da psicose ordinária, instigando um querer saber sobre os desencadeamentos, as amarrações e neotratamento.
            Levando a diante a proposta de Lacan, no que tange aos dispositivos da Escola, a Delegação Paraná fez valer a X Jornada de Cartéis. Um momento frutífero, retratando a busca de saber, ao longo deste ano, dos dez cartéis inscritos na referida Delegação. Assim, pautados em diversas temáticas, trinta e três trabalhos foram escritos. Começamos com reflexões sobre a angústia e, na seqüência, a ênfase recaiu nas elaborações acerca do Seminário XX. Percorremos articulações envolvendo o Édipo e a clínica dos CPCT’s, para então nos focarmos no não saber em Psicanálise, no desejo e ato analítico.
            Em meio a estes cartéis, destaco o de Orientação Lacaniana. Formado por membros da Delegação Paraná, tendo como Mais-Um o membro da Seção Santa Catarina ( em formação ) Oscar Reymundo, este cartel partiu do curso Coisas de Fineza. Assim, uma mesa de trabalho que contou com as contribuições da AE Angelina Harari, enquanto debatedora, foi uma amostra viva da possibilidade de avançar e da relevância do psicanalista estar acompanhando os progressos do seu tempo.
            Para encerrar as atividades de 2009, em nome da Coordenação da Delegação Paraná, agradeço à aqueles que tornam possível estes momentos, com seus trabalhos, suas questões e comentários.




                                           Marcia Maria Stival
Secretária de Biblioteca e Publicações




Coordenação da Delegação Paraná


Coordenadora Geral – Teresa Pavone
Secretaria de Cartéis e Intercâmbios – Nohemi Ibáñez Brown
Secretaria de Biblioteca e Publicações – Marcia Maria Stival
Secretaria Geral e Tesouraria – Leovanil  Stange Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário