sexta-feira, 27 de agosto de 2010

AGENDA SEMANAL DELEGAÇÃO PARANÁ - ESCOLA BRASILEIRA DE PSICANÁLISE

frase

Claudio Campos




O mercado e a Nação

O objeto a como mais de gozar diz dos objeto do mercado,algo do discurso imperativo de gozo do capitalista. Dialeticamente, o mercado é a antitese da Nação, visto que o mercado não tem fronteiras, não tem compromisso com a produção, mas com o excedente dessa produção, o lucro, a Mais Valia. A política de mercado, calçada em seu estágio mais avançado pela dita "globalização", culminou em anos de hegemonia ideológica do consenso de washington, que promoveu mais de uma década do chamado neo liberalismo. O mercado rompe os laços sociais, a nação faz laço, tem fronteira, identidade e compromisso. A crise economica mostrou a falência do mercado, gritando em socorro ao estado protetor. Países que persistiram no antigo projeto neo liberal, foram sim, os que mais quebraram na crise, vide os 18% de desemprego nos EUA hoje.
Há lugar para o desejo, quando milhões de esfomeados tem como identificação o lugar de objeto dejeto? Onde a lei não opera e impulsiona as massas anônimas na foraclusão,  o que se estabelece é a falência do nome do pai.

domingo, 22 de agosto de 2010

AGENDA SEMANAL DELEGAÇÃO PARANÁ - ESCOLA BRASILEIRA DE PSICANÁLISE

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

LINK DOS TEXTOS DE ASSOCIADOS DA LETRA ASSOCIAÇÃO DE PSICANÁLISE DE CURITIBA

http://www.letra-psicanalise.com/index.php?option=com_content&view=section&id=15&Itemid=148

CAMPEÃO DA LIBERTADORES

HOMENAGEM AO MEU TIME DO CORAÇÃO.

A ANGÚSTIA - COLÓQUIO DA LETRA

Pra que serve uma análise?




Aqueles que passam por uma análise procuram deixar de ser simples mortais. Querem alguma coisa além da sobrevivência. Querem algo mais. A aristocracia, em psicanálise, é democrática: a cada um foi dada uma singularidade. Mas nem todos receberam coragem para suportá-la.

Jorge Forbes, in Você quer o que deseja?, p. 80
do blog significantes.